A história da Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF) começou em 2009 quando a Lei Federal 11.947 instituiu a obrigatoriedade de que pelo menos 30% da alimentação das escolas públicas fosse fornecida pela agricultura familiar. Cerca de 30 produtores de Caxias do Sul se mobilizaram e deram início às atividades de uma associação. Em 2010, a entidade já passou a operar como cooperativa.
A visão empreendedora dos fundadores fez o negócio expandir rapidamente. Uma década depois, a cooperativa já conta com a participação de 300 produtores da agricultura familiar da região, que entregam cerca de 100 toneladas de hortifrutigranjeiros/mês, alimentos que são repassados para instituições de saúde e educação e para as Forças Armadas. Pelo menos 90% da produção é de agricultores caxienses, mas também agrega famílias de outros municípios da Serra, dos Campos de Cima da Serra e do Litoral.
Além dos produtores de hortifrutigranjeiros, a cooperativa também conta com 16 agroindústrias associadas.
Muitos momentos importantes marcaram a trajetória da CAAF. Conheça alguns deles:
Cerca de 30 agricultores familiares de Caxias do Sul se mobilizam e iniciam as atividades da Associação de Agricultores Familiares de Caxias do Sul.
No mês de novembro é fundada a Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul - CAAF.
Compra do primeiro caminhão para realizar as entregas. No primeiro semestre iniciaram as entregas para as escolas estaduais nos municípios de Caxias e Farroupilha e, no segundo semestre para Porto Alegre.
A Cooperativa passa a atuar na Rua Padre Ângelo Tronca, 1.502, em São Luiz da Sexta Légua, Caxias do Sul.
Primeiras entregas no quartel de Caxias e no primeiro IFRS de Farroupilha. Neste ano também foi adquirida a câmara fria. Começa a entrega de alimentos nas escolas estaduais de outros municípios da região.
O mercado de entregas avança e passa a fornecer também para os presídios.
Fundação da Central de Associações e contratação de Responsável Técnico (RT) para regularização das agroindústrias.
A CAAF consegue legalizar a documentação para incluir na linha de produção e comercializar produtos higienizados e minimamente processados. Vence dois pregões públicos e passa a fornecer alimentos para hospitais da região metropolitana de Porto Alegre. Também começa a estocagem de maçã.
Etapa final da construção do novo prédio da cooperativa em área alugada, no Bairro Diamantino, próximo à Rota do Sol e BR-116.