S

CAAF comemora 13 anos com força na atuação pelo cooperativismo e agricultura familiar

16/11/2023 Evento

Evento de celebração do aniversário será neste sábado (18/11), com a participação de associados, funcionários e lideranças. Ocasião marca o lançamento da galeria de ex-presidentes da organização


A Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF) completou, no dia 10 de novembro, 13 anos. Para celebrar a data, será realizado neste sábado, dia 18 de novembro, às 15 horas, na sede da CAAF, um evento de comemoração. O encontro vai reunir associados, funcionários e lideranças.

A cooperativa é formada por agricultores familiares (produtores de hortaliças, frutas e agroindustrializados) que encontraram no cooperativismo uma maneira de organizar a produção e a comercialização para mercados institucionais, principalmente relacionados à alimentação escolar e a quartéis, hospitais e programas sociais.

A história da CAAF começou em 2009, quando a Lei Federal 11.947 instituiu a obrigatoriedade de que, pelo menos 30%, da alimentação das escolas públicas fosse fornecida pela agricultura familiar.

Com a lei, os produtores rurais viveram um novo momento. Além da lida no campo, foi necessário se unir em torno de entidades que permitissem levar a colheita das propriedades às mesas da cidade. Era preciso cooperar, juntar forças e transformar a energia das pequenas propriedades em uma organização capaz de fazer o elo entre aqueles que produzem e as escolas. Assim, nasceu a CAAF, para vincular e demonstrar a força da agricultura familiar. Cerca de 30 produtores caxienses se mobilizaram e criaram a Associação de Agricultores Familiares de Caxias do Sul, em 2009. Um ano depois, em 10 de novembro de 2010, foi fundada a Cooperativa CAAF.

Aos poucos, a CAAF foi crescendo. Atualmente, além de escolas, as instituições públicas federais de diferentes naturezas, como universidades, quartéis, hospitais, adquirem produtos da agricultura familiar. Também a tecnologia possibilitou novas apresentações, e os produtos in natura dividem espaços com os minimamente processados, totalizando uma portfólio com 211 itens. A CAAF atende instituições nas regiões da serra, metropolitana e na fronteira gaúcha. Além de escolas nos estados do Paraná e São Paulo.

Galeria de ex-presidentes

Neste sábado, em homenagem aos 13 anos da Cooperativa, será inaugurada a galeria dos ex-presidentes da CAAF.

Desde a fundação da organização, já assumiram cinco gestões:

-  Marcos Rech: 2010 - 2012
- Sandro Luis Finn: 2013 - 2014
- Rodrigo Antônio Sirtoli:  2015 - 2018
- Leonard Seefeld:  2019 - 2022
- Marcos Rech: 2023 – atual

 

 

Foto: Maurício Concatto

 

Compartilhar: