S

CAAF comemora 15 anos de cooperativismo e fortalecimento da agricultura familiar

05/11/2025 Notícia

Cooperativa é formada por mais de 300 agricultores familiares, que se organizaram para atender mercados institucionais


No dia 10 de novembro é celebrado o aniversário de 15 anos da Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul. A CAAF é formada por mais de 300 cooperados, agricultores familiares (produtores de hortaliças, frutas e agroindustrializados).

Para comemorar a trajetória da Cooperativa, será realizado no sábado (08/11), na comunidade São Luiz da Terceira Légua, um almoço de confraternização com a participação de cooperados, funcionários e convidados.

A história da CAAF começou em 2009, quando a Lei Federal 11.947 instituiu a obrigatoriedade de destinar, no mínimo, 30% dos recursos para a compra de alimentos da agricultura familiar, garantindo o direito à alimentação saudável e adequada para todos os alunos da rede pública de ensino.

Com a legislação federal, os agricultores encontraram no cooperativismo uma maneira de organizar a produção e a comercialização voltadas a esse mercado. Em seguida, a CAAF expandiu sua atuação para contemplar também outros mercados institucionais, como quartéis, hospitais e programas sociais.

À época, cerca de 30 agricultores se mobilizaram e criaram a Associação de Agricultores Familiares de Caxias do Sul. Um ano depois, em 10 de novembro de 2010, foi fundada a Cooperativa CAAF, que cresceu e se desenvolveu ao longo dos anos: conquistou novos mercados, ampliou espaços para armazenar seus produtos, aumentou sua equipe de funcionários e investiu em inovação.

Hoje, está instalada em um pavilhão 1.600m², no bairro Diamantino, onde funcionam as áreas administrativa e técnica, além da infraestrutura com quatro câmaras frias, uma agroindústria de produtos minimamente processados, e a operação logística. São mais de 90 funcionários e cerca de 220 toneladas de alimentos entregues por mês.

Os alimentos são destinados a escolas, quartéis, hospitais, projetos sociais e restaurantes no Rio Grande do Sul e São Paulo. Além de frutas, verduras e legumes in natura, a CAAF fornece produtos minimamente processados. São embalagens práticas com, por exemplo, folhas de alface higienizadas, moranga cortada e embalada em cubos, diversos tipos de cortes de cebola e legumes: tudo pronto para o preparo de refeições em grandes cozinhas. Essa linha de produtos é especialmente focada em atender às exigências das cozinhas hospitalares com qualidade e segurança. Chegam às mesas, também, alimentos de 12 agroindústrias familiares associadas, que produzem biscoitos, doces de frutas, pães e massas caseiras e produtos com a marca própria CAAF: suco de uva orgânico e integral, feijão e maçã.

“Em 15 anos de história a CAAF conquistou credibilidade no mercado. Somos uma cooperativa referência em fortalecimento da agricultura familiar, em produtos de qualidade, em sustentabilidade e inovação. Os produtos minimamente processados, por exemplo, nos abrem diversos mercados e agregam valor à produção dos nossos cooperados. Queremos avançar em inovação para o fornecimento de alimentos da agricultura e agroindústria. Nossas iniciativas, como a de produtos orgânicos, também atendem a esse objetivo”, destaca o presidente da Cooperativa, Marcos Rech.

O ano de 2025 é definido pela ONU o Ano Internacional das Cooperativas e a CAAF, ao completar 15 anos, celebra mais um avanço na legislação. A partir do próximo ano, o percentual mínimo de alimentos da Agricultura Familiar no Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) passa a ser de 45%. “Isso significa mais mercado e mais oportunidade às famílias e à juventude do campo. A CAAF trabalha para fortalecer os agricultores e abastecer os mercados que precisam do nosso produto, para que tenhamos, de fato, uma segurança alimentar com alimentos saudáveis”, observa o gerente administrativo Marcos Regelin.


Crédito da foto: Júlio Soares/Divulgação CAAF

Compartilhar: