S

CAAF investe em novas instalações

17/11/2021 Notícia

Estrutura ampliada inclui área específica para agroindústria destinada à elaboração de alimentos higienizados e processados. Apresentação ocorre no sábado (20), para associados e convidados


A Cooperativa de Agricultores e Agroindústria Familiares de Caxias do Sul (CAAF) dá um importante passo para levar ainda mais alimentos saudáveis e de qualidade principalmente à alimentação escolar, a programas sociais e a hospitais. E, com esse trabalho, fortalecer a agricultura familiar. No sábado (20/11), às 14h, a cooperativa recebe associados e convidados para apresentar as novas instalações. São 1.400 m² de área construída no Loteamento Vale dos Pinhais, no Bairro Diamantino, próximo à Rota do Sol e BR-116. O espaço é usado desde julho e representou investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em equipamentos e infraestrutura.

São dois pavilhões alugados que abrigam operação logística, setores administrativos e área específica para câmaras frias e ambiente de agroindústria, voltada à elaboração de alimentos processados. A mudança abriu 10 postos de trabalho. A Cooperativa conta com 30 colaboradores. Antes, a Cooperativa estava instalada no bairro São Luiz da Sexta Légua.

A CAAF é formada por pequenos agricultores familiares de Caxias do Sul e região (produtores de hortaliças, frutas e agroindustrializados). Com 300 famílias cooperadas, atende mercados institucionais, como escolas, quartéis, hospitais e programas sociais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Pelo menos 90% da produção é de agricultores caxienses e o restante, de outros municípios da Serra, dos Campos de Cima da Serra e do Litoral. Além dos produtores de hortifrutigranjeiros, a cooperativa conta com 18 agroindústrias associadas - produtoras e industrializadoras de alimentos como pães, biscoitos, massas, bolos e chimias.

A história da CAAF começou em 2009, quando a Lei Federal 11.947 instituiu a obrigatoriedade de que pelo menos 30% da alimentação das escolas públicas fosse fornecida pela agricultura familiar. Cerca de 30 produtores de Caxias do Sul se mobilizaram e criaram a Associação de Agricultores Familiares de Caxias do Sul. Um ano depois, em 10 de novembro de 2010, foi fundada a Cooperativa CAAF.

Ampliação da estrutura
O aumento do espaço físico atende às necessidades de novos mercados e de ampliação da prestação de serviços. Com a pandemia pela Covid-19 e o fechamento de escolas, em 2020, era necessário buscar alternativas. “Foi preciso estruturar projetos para que os agricultores não fossem prejudicados e a cooperativa continuasse funcionando”, explica o gerente administrativo, Marcos Regelin.

A CAAF iniciou, então, o fornecimento de alimentos higienizados e minimamente processados para hospitais. Segundo Regelin, o projeto foi um dos motivos que levaram à busca de um local mais amplo para as novas instalações e, assim, atender a demanda.

A Cooperativa foi além e avançou em outras frentes. Passou a comercializar maçã para a alimentação escolar em outros Estados, como Paraná e São Paulo. E expandiu o fornecimento de alimentos para quartéis e prefeituras também na região da Fronteira do Rio Grande do Sul.

Nova agroindústria
Na agroindústria própria da CAAF, instalada no novo espaço, equipamentos permitem agilidade e padrão dos produtos higienizados e minimamente processados. Hortaliças e legumes são lavados, descascados, cortados, e embalados a vácuo, prontos para consumo. Esse mercado começou a ser atendido em 2020, quando a Cooperativa passou a fornecer alimentos a hospitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, por meio de licitações. Até o início do funcionamento da nova agroindústria, a operação é feita em agroindústrias associadas.

“Estamos comemorando essa expansão, pois a CAAF é uma cooperativa que nesses 11 anos de existência buscou se organizar para prestar serviços aos agricultores associados e, também, às prefeituras e a órgãos que precisam dos alimentos, garantindo a segurança alimentar e nutricional. Enquanto organização cooperativa, estamos promovendo o desenvolvimento econômico e social”, avalia o presidente da CAAF, Leonar Seefeld.

 Na nova estrutura
- Dois pavilhões com 1.400 m²;
- Aumento de espaço em câmaras frias: a nova estrutura, com três câmaras frias, permite capacidade de armazenamento de 80 toneladas de alimentos. Antes, havia uma câmara fria.
- Agroindústria própria e equipada com descascador de moranga cabotiá; descascador abrasivo para legumes; lavadora automática de folhosos; cubetadeira; seladora a vácuo e seladora simples;
- Espaço amplo para recepção e expedição de alimentos;
- Ampliação dos espaços aos setores administrativos.

Onde chegam os alimentos da CAAF

PAA - Programa de Aquisição de Alimentos
Hospitais, universidade, penitenciárias
20 quartéis da região de Porto Alegre e da Serra gaúcha
8 quartéis na região da Fronteira do RS

PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar
Escolas municipais em 12 municípios do RS
Escolas municipais em 6 municípios de outros estados
Escolas estaduais em 5 municípios do RS

Outros programas atendidos em Caxias do Sul
Com apoio da Conab – alimentos entregues a famílias atendidas pelo Projeto Mão Amiga e pelo Banco de Alimentos
Projeto Troca Solidária – executado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca)
Casas assistenciais da Fundação de Assistência Social (FAS).

Compartilhar: