S

CAAF organiza espaço da agricultura familiar em evento gastronômico

19/11/2021 Notícia

A Cooperativa é organizadora de um dos espaços na Quitanda do Sálvia, que comercializará produtos da agricultura familiar no domingo


 

A CAAF estará presente na 2ª edição do Sálvia - Festival de arte, cultura e gastronomia, que ocorre no fim de semana (dias 20 e 21/11), na Praça das Feiras. A Cooperativa é organizadora de um dos espaços na Quitanda do Sálvia, que comercializará produtos da agricultura familiar no domingo. O festival funcionará das 11h às 19h, no domingo. Quatro famílias de agricultores de Caxias do Sul vão ofertar temperos, morangos orgânicos, phisalys, cogumelos e queijos.

No espaço organizado pela CAAF, o casal Raimundo e Ana Bonatto, juntamente com a filha Adriana, leva sálvia, salsinha, cebolinha e hortelã. A família é associada da cooperativa e cultiva os temperos em São Luiz da Sexta Légua.

A agricultora Ivanyr Sartor Moschen, que tem propriedade na Estrada Municipal Leonardo Pistorelo, na Quinta Légua, participará com cogumelos. Serão vendidos cogumelos das variedades Paris e Portobello. A família também vai ofertar a fruta phisalys, em embalagem de 100g.

O queijo colonial comercializado na Quitanda do Sálvia é elaborado pela agroindústria Roza, de São Jorge da Mulada, em Criúva, da agricultora Deisiane Vanin da Roza.

Já os morangos orgânicos serão vendidos pela agroindústria Melhora Mundo Empreendimentos Sustentáveis. São cultivados no Sítio Água Azul, em uma área rural em Santa Lúcia do Piaí. “Estamos felizes em participar do Sálvia, um momento de grande valorização da cultura e gastronomia locais,” diz Leonir Taufer, proprietário da agroindústria. Todo o processo na agroindústria de morangos é controlado e certificado pela Ecocert Brasil, de acordo com Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica.

O que encontrar no Salvia

Quem passar pela área de lazer localizada no bairro São Pelegrino, nos dois dias do festival, vai encontrar 19 cozinhas, vinícolas e cervejarias que compõem o menu de opções do polo gastronômico da cidade e se divertir com performances de artistas locais em uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados, sendo que mais de 2,8 mil metros quadrados serão cobertos. Além disso, o público poderá adquirir peças de artesanato do projeto Damas e Tramas e produtos de agroindústrias e agricultores familiares na Quitanda do Sálvia.

O Sálvia 2021 é uma promoção da Interface Comunicação e Eventos e Sebrae. Apoio institucional: Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) - Região Uva e Vinho. Patrocínio: Sulgás e Supermercados Andreazza. Apoio cultural: OU, Sicredi CooperUCS, Unimed Nordeste RS, Caminho do Saber Rede de Ensino, Metadados, Senac, Fecomércio e Sesc. Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura e Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Realização: Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo.

Compartilhar: