S

CAAF participa de Dia de Campo sobre reservação de água

02/05/2022 Notícia

Associados e funcionária estiveram no encontro que teve como tema ‘Reservação de Água em Geomembrana, Legislação e Políticas Públicas’


Nove associados e uma funcionária da CAAF participaram do Dia de Campo sobre “Reservação de Água em Geomembrana, Legislação e Políticas Públicas”, promovido pela Prefeitura de Caxias do Sul em parceira com a Emater/Ascar- RS. O encontro ocorreu dia 25 de abril, na propriedade da família de André Dalle Molle, em São Luiz da 3º Légua, no interior de Caxias do Sul

A engenheira agrônoma Cristina Moschen Pereira, coordenadora de Planejamento Agrícola na CAAF, explica que o encontro foi muito importante e esclareceu dúvidas sobre recursos hídricos para a agricultura e para a produção de alimentos.

No Dia de Campo, técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) abordaram programas existentes em cada uma das pastas que objetivam o desenvolvimento rural sustentável. Os participantes fizeram uma visita técnica à cisterna com revestimento de geomembrana da propriedade.

A geomembrana é um material usado para impermeabilização de áreas como lagos e tanques. De acordo com Cristina, a Semma destacou que, para irrigação, o açude com revestimento de geomembrana é isento de legislação ambiental, o que consiste numa das vantagens desta tecnologia. Os agricultores também receberam explicações sobre o Programa de incentivo ao uso de serviços de máquinas pesadas (Lei 6730/2007 e Decreto 13492/2007).

Com base na explanação feita pela representante da Emater no encontro, Cristina observa que, historicamente, em cada período de 10 anos, sete anos têm alguma deficiência hídrica, que ocorre, normalmente, nos meses de dezembro a março, época de intensa produção agropecuária. Por isso, esse tema e os esclarecimentos são relevantes para os produtores rurais. 

Além dos associados da Cooperativa CAAF, participaram do encontro, os estudantes da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), lideranças do segmento da agricultura, subprefeitos e vereadores. A organização do encontro foi da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semma) e Emater/Ascar - RS. O evento contou com apoio institucional do Sicredi e reuniu cerca de 200 pessoas.

Fotos: Cristina Moschen Pereira

Compartilhar: