S

CAAF tem dois projetos aprovados pela Conab que beneficiarão iniciativas sociais

09/02/2024 Geral

Segurança Alimentar: pelo programa de Doação de Alimentos da Conab, a Cooperativa, por meio de agricultores familiares, entregará aproximadamente 79 mil quilos de alimentos ao Projeto Mão Amiga, ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul e ao SESC de Lajeado


Em uma iniciativa que marca a aliança entre produção agrícola familiar, solidariedade e apoio governamental, a Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF) teve dois projetos aprovados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Formada por mais de 300 associados, agricultores familiares da região, a CAAF se destaca por sua atuação no fortalecimento da agricultura familiar e na promoção da sustentabilidade nas pequenas propriedades rurais.

Os dois projetos aprovados pela Conab, por meio da ação Abastecimento Social - Doação de Alimentos, consolidam a posição da CAAF em relação à segurança alimentar e nutricional. O primeiro projeto beneficia o Banco de Alimentos de Caxias do Sul; enquanto o segundo destina a produção às entidades SESC, de Lajeado, e ao Projeto Mão Amiga, de Caxias do Sul. Ambos os projetos demonstram o compromisso da Cooperativa com a comunidade.

Ao todo, serão aproximadamente 79 mil quilos de alimentos distribuídos às entidades beneficiadas, abrangendo uma variedade que vai desde hortaliças como abobrinha, agrião e alface, até produtos da agroindústria, como cuca e ovos de galinha. O valor total dos projetos é expressivo, com recursos de R$ 325.840,92 em produtos para o Banco de Alimentos, de Caxias do Sul, e R$ 244.148,50 para aquisição de alimentos ao SESC Lajeado e ao Projeto Mão Amiga. Os investimentos serão enviados pela Conab à Cooperativa, que repassa aos agricultores cooperados, participantes dos projetos.

A receita beneficiará diretamente 39 produtores da CAAF, com a participação ativa das mulheres na agricultura, já que, em ambos os projetos, elas representaram 50% dos cooperados envolvidos. Atualmente, a CAAF se prepara para iniciar a entrega dos alimentos neste mês de fevereiro.

“O envolvimento da CAAF nos projetos aprovados pela Conab não apenas ressalta a importância do cooperativismo na região, mas também destaca a relevância da agricultura familiar na promoção da segurança alimentar e no enfrentamento das desigualdades sociais. A atuação conjunta da Cooperativa, entidades beneficiadas e o apoio governamental sinaliza a garantia do acesso à alimentação e fortalece as comunidades locais”, ressalta o gerente administrativo da Cooperativa, Marcos Regelin.

Ele destaca ainda que a CAAF não apenas produz alimentos; mas nutre a esperança, a solidariedade e a fraternidade, demonstrando que a agricultura familiar desempenha um papel fundamental na construção de um futuro mais justo e sustentável para todos.

Conab, Governo Federal e Segurança Alimentar

A Conab, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do Governo Federal, teve papel importante para ambos projetos ao financiar a aquisição de alimentos. O apoio do Governo Federal, por meio da Conab, destaca-se como um facilitador essencial para a realização dessas iniciativas que visam alimentar comunidades em situação de vulnerabilidade social, evitar o desperdício de alimentos e fortalecer a agricultura familiar.

Fotos: Reunião com agricultores associados à CAAF, para preparar a entrega de alimentos aos projetos beneficiados

 

Compartilhar: