S

Comitiva do Grupo Hospitalar Conceição conhece estrutura da CAAF e propriedades familiares associadas

28/11/2023 Notícia

Atividade ocorreu na quinta-feira, dia 23 de novembro, e aproximou nutricionistas da instituição dos produtores de alimentos enviados a Porto Alegre


A CAAF - Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul recebeu a visita de uma comitiva do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, na quinta-feira, dia 23 de novembro. Pela manhã, as equipes vinculadas à área de nutrição da instituição de saúde puderam conhecer as instalações da Cooperativa, no bairro Diamantino, onde foram acolhidos com um café elaborado com itens da agricultura familiar. Na parte da tarde, os visitantes foram recebidos em três propriedades rurais, dos associados Edemar Pedroni, Samuel Pezzi e Gilberto Comerlatto. 

“É um momento de troca importante, porque faz uma aproximação necessária entre aqueles que produzem os alimentos, nossos agricultores familiares, com aqueles que transformam o fruto das colheitas em alimentos consumidos na cidade, como as nutricionistas do Grupo Hospitalar Conceição, um comprador importante da CAAF e que leva vida a muitas pessoas”, frisou o gerente administrativo da Cooperativa, Marcos Regelin. 

A comitiva de Porto Alegre foi formada por 26 pessoas, sendo que a equipe de nutricionistas da Unidade de Alimentação e Nutrição e de Dietoterapia somava 14 profissionais. Além delas, participaram da visita estudantes do curso técnico de Nutrição da Escola do GHC, residentes da Equipe Multidisciplinar e jovens aprendizes do GHC, vinculados à Escola Mesquita.  

De acordo com Estella Maris da Silveira Dutra, assistente de Coordenação no GHC e umas organizadoras da visita, a CAAF é a organização que mais fornece legumes para os quatro hospitais do grupo e esse foi um dos motivos que estimulou o interesse da equipe hospitalar em conhecer a Cooperativa. 

“Os produtos da CAAF já são higienizados, o que para nós ajudou muito. Assim que chegam, podem ir direto para a cocção, o que possibilita também um cardápio bem variado, preparado por nutricionistas, respeitando o valor energético diário. Acaba sendo muito bom para o funcionário e para os pacientes”, contextualizou.

Estella explica que diariamente são mais de 10 mil refeições servidas pelo Hospital Conceição, pelo Hospital da Criança, pelo Hospital Cristo Redentor e pelo Hospital Fêmina. Ao longo do dia, a equipe de nutricionistas prepara café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Os alimentos que chegam da CAAF beneficiam pacientes e funcionários da entidade, considera a gestora do GHC. 

“Estamos muito encantados com a Cooperativa, não tínhamos a dimensão do que é! E a comitiva precisa saber de onde estão vindo os alimentos, porque sensibiliza mais ainda o grupo de gestores e nutricionista para  manter o projeto e a política pública de seguir comprando da agricultura familiar”, destacou Estella Maris, ao comentar que puderam ver que o produtor está tendo retorno ao produzir para uma entidade hospitalar. 

A boa surpresa também agradou à nutricionista Daniela Nunes, que atua diretamente no setor de Nutrição do Hospital Fêmina. “É bem interessante essa visita, porque trabalhamos com a CAAF há algum tempo, e agora estamos vendo como o alimento é produzido, conhecendo o trabalho dos agricultores, entrando em contato com a realidade e com esse trabalho social”, analisa.

Ela salienta ainda como essa aproximação se torna importante para o próprio trabalho diário, já que certifica a qualidade da produção dos agricultores. “A gente tem uma formação que preza pela segurança alimentar, e nem sempre tivemos acesso a produtos com garantia, produzido com o cuidado feito aqui. Hoje, pelo PAA - Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal e pelas políticas públicas, estamos conseguindo fornecer na prática uma alimentação que prestigia a todos, os pacientes que consomem, e os agricultores familiares que cultivam”, complementou. 

Produção de ovos mecanizada

A comitiva do GHC, além de conferir a estrutura da CAAF, pôde conhecer in loco o relato de produtores rurais associados à Cooperativa. Foi dessa forma que nutricionistas e demais visitantes descobriram na propriedade do associado Edemar Pedroni, em São Marcos da Linha Feijó, que as galinhas que geram ovos, que são levados aos hospitais do grupo, recebem uma espécie de certidão de nascimento, como forma de controle da população. Lá presenciaram ainda o cuidado que se tem com a produção de ovos, a partir de um sistema mecanizado de coleta do alimento. Isso permite mais segurança alimentar, evitando risco de contaminação. 

A partir de um sistema com tecnologia agregada, a propriedade de Pedroni conta atualmente com 10 mil galinhas, com capacidade de produção diária que chega a 600 dúzias, mais ou menos 7.200 ovos/dia. “Trabalhamos há 40 anos com granja de ovos, desde o trabalho com meu pai. Faz 30 anos que estamos nessa propriedade e há sete temos a produção mecanizada”, explica Pedroni.

Ao grupo visitante, o proprietário contextualiza ainda que o sistema automatizado realiza um processo de  separação dos ovos, considerando a pesagem de cada um. Tudo isso para garantir a máxima qualidade para atender os consumidores. 

Agricultura a céu aberto e sob estufas

“É muito interessante receber visitas, porque a gente descobre como é o outro lado, onde recebem nossos produtos”, considera o agricultor Samuel Pezzi, de Nova Palmira, na região de Vila Cristina, em Caxias do Sul. Na propriedade familiar, há a produção de frutas e hortaliças. Para o produtor, essa proximidade com quem recebe os frutos da colheita ajuda num processo de conversão entre aquilo que é demandado pelo comprador e o que é possível fazer em termos de agricultura. 

“Em anos atípicos como esse, em que tivemos muitas chuvas, não depende só do produtor o cultivo dos alimentos. Por isso, é importante esse contato, para alinhar as expectativas”, relata.  

Ele explica que a propriedade conta com 28 hectares, e valoriza bastante a diversificação de produtos. No princípio, a uva era protagonista, mas com o tempo, foram implantados os citros, entre eles a goiaba. Há ainda as plantações protegidas, com o cultivo de tomate, pimentão, pepino e alface. Exemplo de como o agricultor pode também se proteger das intempéries do clima.

“Meu pai é um dos sócios-fundadores da CAAF, depois eu passei a trabalhar junto com ele. Desde o princípio, começamos pequenos e, cada vez, temos crescido mais. E temos que agradecer a todos, especialmente os compradores, como o próprio Grupo Hospitalar, que têm sido muito bom trabalhar com eles”, finalizou o agricultor, consciente de que as boas relações e compartilhamentos são essenciais para o trabalho da Cooperativa.   

Ao final da visita, a comitiva conheceu as instalações da propriedade de Gilberto Comerlatto, que cultiva vagem, pepino salada, tempero verde e uva. Também apreciaram um café da tarde antes de seguirem a Porto Alegre.

Legendas fotos: 
- Comitiva e equipe da CAAF em visita à estufa da propriedade do cooperado Samuel Pezzi, em Nova Palmira, Vila Cristina 

-  Em São Marcos da Linha Feijó, na propriedade do associado Edemar Pedroni 

Fotos: Vagner A. Espeiorin
 

Compartilhar: