S

De homenagens a comemorações, 1º Filó da CAAF celebra a agricultura familiar e o cooperativismo

25/07/2023 Notícia

​​​​​​​Encontro reuniu agricultores associados, funcionários e autoridades no último sábado, dia 22 de julho, na sede da Cooperativa, em Caxias do Sul


Foi com bênçãos, debate, homenagens e festa que a CAAF - Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul celebrou as datas comemorativas do mês de julho e que se vinculam diretamente à agricultura familiar. O 1º Filó da CAAF, realizado na tarde de sábado, dia 22 de julho, reuniu cerca de 200 pessoas e festejou de forma alusiva o Dia Internacional do Cooperativismo, o Dia Estadual da Juventude Rural, o Dia do Colono, o Dia do Motorista, o Dia da Agricultura Familiar e o Dia do Agricultor.   

Como tantos motivos para comemorar, não faltaram momentos importantes para integrar associados, funcionários e convidados da Cooperativa. A tarde de evento iniciou com a fala do Frei Jaime Bettega. O religioso exaltou o papel do Cooperativismo na constituição da região e pontuou que, por meio das diferenças, a sociedade cresce e se desenvolve. “No cooperativismo, existe a fraternidade, uma forma de resposta para quem sabe amar”, proferiu. 

Frei Jaime também deu a bênção aos agricultores e motoristas. Em agradecimento à participação do religioso ao evento, representantes de famílias produtoras, que contribuem com a comunidade e entidades beneficentes, entregaram doações simbólicas da produção de suas propriedades aos projetos sociais, como o Mão Amiga e o Banco de Alimentos. 

Representaram os agricultores no projeto Sócio Solidário, Marlei e Artêmio Kunz, e  o neto Davi Lucas Kunz, de São José da 4ª Légua; Ivanilde e Valmor Seefeld, de Sebastopol; Luciana e Fábio Brustolin com as filhas Joana e Cecília, de São Luís da 3ª Légua; Adriana Bonatto e Jocelei Cantele e os filhos Artur e Eduarda, de São José na 6ª Légua; Ivandra e Cedemir Province, de Faria Lemos; Loreni e Valdecir Volf, de São José da 4º Légua; e Sandra e Delvio Wais e os filhos Marlon, Cleiton e Letícia, da 3ª Légua.

Diálogos

Durante o 1º Filó da CAAF, os participantes entraram em contato com temáticas vinculadas à realidade da Cooperativa em diferentes aspectos. No Espaço de Diálogos, representantes da entidade e, também, da sociedade discutiram diversos assuntos vinculados à agricultura familiar e às políticas públicas. 

O presidente da CAAF, o produtor Marcos Rech, falou sobre a própria trajetória na Cooperativa, além de abordar a experiência como agricultor e motorista. Ele destacou o crescimento e o potencial da organização. “O desafio da nossa Cooperativa é permanecer no trabalho em conjunto. Com a colaboração, vamos conseguir avançar e crescer”, comentou. 

Além de Rech, o Espaço de Diálogos contou com a participação da nutricionista da CAAF, Ângela Espíndola, que abordou a parceria do Restaurante Popular e apresentou dados sobre o projeto “Sócio Solidário”. A diretora de Segurança Alimentar e Nutricional do Banco de Alimentos, Cristina Fabian, tratou sobre a parceria da agricultura familiar para combater a insegurança alimentar. Já a professora Cleudete Piccoli, professora da Escola Estadual Especial João Prataviera, abordou as políticas públicas inclusivas. 

O produtor e associado da CAAF Leonar Seefeld tratou sobre os aspectos históricos da colonização alemã na região da Serra gaúcha. O Espaço de Diálogos contou com a mediação do gerente administrativo da CAAF, Marcos Regelin, para quem as políticas públicas não funcionam quando criadas para apenas para alguns ou a uma única classe, mas só fazem sentido quando potencializam o conjunto social. “Nós somos agricultores, temos a vocação de produzir comida para o Brasil", finalizou. 

Agricultor Destaque 

Durante o 1º Filó da CAAF foi apresentada a premiação Agricultor Revelação do Ano. Na primeira edição do reconhecimento, o produtor escolhido foi José Alves de Oliveira.

Para a escolha, foram analisados nove fatores, apresentados, no sábado, pelos engenheiros agrônomos Josieli Amaral da Silva e Peblan Pilan: bom produto entregue, quanto à qualidade e padronização; comprometimento com a cooperativa; respeito e cordialidade com os funcionários; prioridade de produção e comercialização para a cooperativa; cuidado com as caixas e patrimônio; manejo sustentável na área produtiva; preocupação com o uso de químicos e adubação controlada; boa rentabilidade em pequenas áreas; aceitação de assistência técnica; renovação de material genético, buscando produtividade e qualidade.

O agricultor José Alves de Oliveira é associado à cooperativa CAAF desde setembro de 2017. Com 67 anos, é casado com Dona Cleuza, que também trabalha na agricultura familiar, garantindo o plantio e a colheita do trabalho. Possui o carinhoso apelido de "Pernambuco", pois é nascido no estado Nordestino e sempre que tem a oportunidade retorna à região para visitar familiares e retomar o contato com a cultura rica do Nordeste.

Atualmente, "Pernambuco" cultiva uma área de aproximadamente um hectare, onde planta couve-folha, que ocupa a maior parte da propriedade, também produz cebolinha-verde e salsinha para compor o tempero verde, além do alho e do milho.

Mais homenagens

A sequência de homenagens não parou por aí. O presidente da CAAF, Marcos Rech, e o gerente administrativo da organização, Marcos Regelin, também foram lembrados pelos funcionários e receberam placas de homenagem pelo trabalho dedicado à Cooperativa. Marcos Rech é sócio fundador e foi o primeiro presidente da CAAF. Neste ano de 2023, assumiu novamente a presidência da organização. Marcos Regelin recebeu homenagem como administrador destaque.

Além deles, a CAAF prestou o reconhecimento àqueles que levam a comida à mesa da população, os motoristas, os freteiros, e os respectivos ajudantes. Receberam um mimo, os ajudantes de motoristas: Jessé da Silva Brasil, Charles Dias da Silva, Evandro Vieira e Patrício da Silva Andrade; os motoristas da CAAF Everton Noronha, Jonas Renato da Silva Monteblanco e Celito Tavares; os freteiros Valmor José Seefeld, Francisco Dorneles Carneiro de Lima e Marcos Rech; o ajudante de freteiros José Osmar Hesquer Dutra.

E claro! Ao final do evento, durante o Filó, os participantes saborearam os alimentos que fazem a CAAF existir e que foram produzidos pelas mãos de agricultoras e agricultores. 

Participação

Estiveram presentes no 1º Filó da CAAF a deputada federal Denise Pessoa, a vereadora Roselaine Frigeri, o vereador Lucas Caregnato, o secretário da Agricultura de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, além de representantes de entidades parceiras da Cooperativa.

Veja mais imagens do 1º Filó da CAAF na Galeria de Fotos. 

Fotos: Maurício Concatto/Divulgação CAAF

 

Compartilhar: