S

Implantação da UFRGS em Caxias do Sul dá mais um passo para sua concretização

01/07/2024 Notícia

Encontro na Câmara de Vereadores reuniu mais de 200 pessoas; Caaf e Efaserra defenderam a criação dos cursos de Agronomia e Nutrição


A  Audiência Pública para implantação de um Núcleo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Caxias do Sul, realizada na noite desta quinta-feira, 27, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, conseguiu mobilizar um grande número de pessoas, instituições e entidades da cidade e região, lotando o plenário da Casa Legislativa.

Dois grandes encaminhamentos foram tirados. O primeiro, foi a apresentação de uma carta da Universidade de Caxias do Sul colocando a possibilidade de aluguel ou venda de toda a da estrutura do Campus 8 da UCS, para a instalação da unidade das UFRGS. O campus está localizado junto à RS 122, próximo a repesa do Samuara. O segundo ponto se refere a realização de um chamamento público para todas as entidades representativas da região da Serra, incluindo todas que participaram da Audiência. Esta nova discussão deverá discutir e sugerir os seis cursos de maior interesse para a cidade/região.

O gerente administrativo da Caaf, Marcos Regelin, antecipou o debate, e defendeu a implantação dos cursos de Agronomia e Nutrição, como essenciais para garantir a Segurança Alimentar da população. “Temos a responsabilidade de formar nossos jovens do meio rural para que adquiram mais conhecimento e garantir mais qualidade e produtividade para as áreas de agricultura familiar. É preciso dar a oportunidade técnica para que as gerações futuras permaneçam no campo produzindo comida para a população da cidade e do campo. É da agricultura familiar que sai o sustento dessa família e a maior parte da comida que chega à mesa dos brasileiros”, destacou Regelin.

A Caaf entregou às mãos da deputada Denise Pessoa (PT/RS), duas cartas endereçadas ao Ministro da Educação, e à Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do MEC, Tânia Maria Francisco, reforçando a importância e necessidade desses dois cursos para a serra gaúcha e para os agricultores da região.

A Escola Família Agrícola (Efaserra), presente com mais de 100 alunos da instituição faz coro na defesa dos cursos de Agronomia e Nutrição.  O professor Marcelo Boff, da Efaserra diz que o desejo dos jovens do meio rural é ter e dar mais qualidade de vida para a população do campo de da cidade, produzindo alimentos mais saudáveis para a população.

Compartilhar: