S

O Inverno e a Agricultura Familiar

09/08/2023 Geral

A estação fria possui suas particularidades que influenciam diretamente no modo como as pessoas conduzem as suas rotinas diárias. Com o agricultor familiar isso não é diferente


Por Peblan Pilan
Engenheiro Agrônomo da CAAF

A estação fria possui suas particularidades que influenciam diretamente no modo como as pessoas conduzem as suas rotinas diárias. Com o agricultor familiar isso não é diferente.

Os dias ficam mais curtos e o frio começa, temos menos horas de luz, e o crescimento vegetal já não é mais tão intenso. Aparecem as culturas de inverno, aquelas que, apesar das particularidades da estação, conseguem se desenvolver, mesmo que em ritmo mais lento.

Os insetos, muitas vezes pragas que desafiam o agricultor, diminuem a atividade, bem como algumas doenças causadas por fungos. Apesar disso, a rotina de trabalho com a plantação continua, afinal não se pode descuidar da produção, que também é rica nesse período frio.

É tempo de preparar o solo, fazer análise para constatar como estão os níveis de fertilidade, e fazer as correções necessárias. Também época de planejar o que será plantado no próximo período, encomendar mudas ou fazê-las e continuar trabalhando, mesmo com o frio que impõem dificuldades.

Nas hortaliças, podemos citar o brócolis, a couve-flor, repolho, folhosas como alface e chicória e vegetais que se desenvolvem no solo, como beterraba, cenoura, rabanete, dentre tantos outros. Época de plantar cebola, alho, e de colher frutas cítricas, como a bergamota e laranja.

Para aqueles que trabalham com frutíferas de clima temperado, começa o planejamento de poda. Essas plantas em particular precisam da poda para equilibrar o seu vigor vegetativo e formar a copa da planta para que se molde ao sistema de condução a que estão submetidas, bem como o manejo das plantas de cobertura de solo, muito importantes nessas culturas como a videira, macieira, o pessegueiro, ameixeira e a cultura do caqui.

O setor da agricultura familiar não para, os produtores e produtoras seguem enfrentando seus desafios com entusiasmo e criatividade mesmo com o clima hostil do inverno, pois as pessoas buscam os alimentos saudáveis produzidos pelos nosso nobres agricultores.

 

Nas imagens:
Valmor, Valdir e Volnei Dallegrave, em Caravaggio, interior de Caxias do Sul, trabalham no manejo das videiras. Agricultores associados à CAAF cultivam oito hectares de videiras.

 

Compartilhar: