S

Presidente da Conab conhece instalações e projetos atendidos pela CAAF

10/09/2021 Notícia

Guilherme Augusto Sanches Ribeiro, acompanhado do superintendente regional da Conab, Carlos Roberto Bestétti, visitou a Cooperativa no dia 8 de setembro


Integrantes da diretoria e agricultores da CAAF receberam, na manhã de quarta-feira (08/09), o diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Guilherme Augusto Sanches Ribeiro. Ele esteve em Caxias do Sul acompanhado do superintendente regional do Rio Grande do Sul, Carlos Roberto Bestétti, e dos servidores Natasha Casagrande e Jordano Luís Girardi, para conhecer a experiência da Cooperativa no fornecimento de alimentos produzidos pela agricultura familiar com o objetivo de atender as demandas da segurança alimentar.

O presidente da CAAF, Leonar Seefeld, e o gerente administrativo, Marcos Regelin, fizeram uma breve apresentação do contexto histórico da Cooperativa e dos projetos desenvolvidos com recursos advindos da Conab, e em ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Desde o ano passado, a cooperativa desenvolve um projeto com apoio da Conab, para fornecer alimentos numa ação do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA-CDS). As frutas e as hortaliças produzidas por agricultores familiares associados da CAAF estão sendo entregues a famílias atendidas pelo Projeto Mão Amiga e ao Banco de Alimentos, de Caxias do Sul. Esse projeto conta com recursos de cerca de R$ 285 mil do PAA.

Antes de conhecer as novas instalações da Cooperativa, no Loteamento Vale dos Pinhais, bairro Dimantino, Ribeiro destacou a importância das parcerias da Conab com as organizações cooperativas, principalmente por possibilitarem à Companhia o acesso à produção dos agricultores. Em sua manifestação aos participantes do encontro, o diretor-presidente da Conab falou sobre os projetos desenvolvidos com as cooperativas e a agricultura familiar e disse que a visita serviu para conhecer o trabalho das entidades e entender as atuais necessidades.

De acordo com ele, a Conab pretende, cada vez mais, aumentar esse engajamento e o trabalho conjunto, para conseguir suprir, na medida do possível, os interesses do agricultor e da cooperativa. Busca, ainda, enquanto governo federal, prover recursos para quem precisa vender e para quem precisa se alimentar.

Os gestores da CAAF solicitaram ao diretor-presidente da Conab sua mediação para a reedição do Programa PAA – Doação Simultânea e para o lançamento de edital para melhorias na infraestrutura, armazenagem e equipamentos das Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar. Também solicitaram apoio e incentivo da Conab para estimular os órgãos federais a aderirem às compras institucionais, respeitando a legislação e adquirindo os 30% legais da Agricultura Familiar. Conforme o presidente da CAAF, Leonar Seefeld, a solicitação tem o intuito de melhorar cada vez a qualidade do fornecimento das Cooperativas e Associações de Agricultura Familiar, em relação a quem adquire seus produtos dentro de uma política de segurança alimentar e de apoio à Agricultura Familiar, previstas no Decreto Federal nº 7.775 de 04 de julho de 2012, e Decreto Federal nº 8473, de 22 de junho de 2015.

A visita de Ribeiro na CAAF contou, também, com a presença do secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, do presidente do Banco de Alimentos de Caxias do Sul, Edson da Rosa, e do presidente da Cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Molle, organização que é fornecedora de suco de uva para programas da Conab.

Restaurante Popular e Prefeitura

Após o encontro, gestores da Cooperativa acompanharam o diretor-presidente da Conab na visita e no almoço no Restaurante Popular, administrado pelo Projeto Mão Amiga e que recebe frutas e hortaliças da CAAF por meio do projeto da Conab. À tarde, o grupo foi recebido pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, no Centro Administrativo.

Compartilhar: